• Brasileiros lançam Uber para universitários

    Aplicativo Caronaê atenderá estudantes, professores e servidores da UFRJ

    Um grupo de estudantes da Escola Politécnica, da Coppe e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ desenvolveu um aplicativo que visa compartilhar caronas entre estudantes, professores e servidores da UFRJ. Segundo seus criadores, o app tem potencial para atender de 70 mil a 90 mil pessoas que passam diariamente pela Cidade Universitária.

    A iniciativa surgiu a partir do concurso “Soluções Sustentáveis”, promovido pelo Fundo Verde, uma espécie de laboratório de estratégias e projetos visando sustentabilidade dentro da universidade. Batizado de “Caronaê”, o app saiu vencedor do concurso.

    Para se cadastrar no aplicativo é preciso ter algum vínculo com a universidade. A ferramenta é vinculada ao Facebook, o que permite ao caronista dizer quantos amigos eles têm em comum. Algo que segundo os criadores do app deve facilitar a participação.

    Em entrevista à Agência Brasil, Michel Balassiano, um dos criadores do Caronaê, aluno de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ, disse que a expectativa inicial é que 7 mil pessoas utilizem o aplicativo no primeiro semestre. A tendência, acredita ele, é que ao longo do tempo a comunidade “compre a ideia” e acabe usando o aplicativo, seja para oferecer ou para pegar carona.

    O Caronaê já se encontra disponível para download gratuito para aparelhos Android e iOS.