• Microsoft lança crowdfunding para projetos voltados para esporte

    Plataforma Coletivo do Esporte visa facilitar a captação de recursos financeiros para projetos esportivos de impacto social em todo o Brasil

    A Microsoft anunciou a criação de uma plataforma de crowdfunding, cujo objetivo é facilitar a captação de recursos financeiros para projetos esportivos em todo o Brasil. Batizado de “Coletivo do Esporte“, o site estreia no dia 7 de abril, data que marca os 120 dias para o início da Rio 2016.

    A plataforma contempla também o financiamento integrado (cross-funding). Dessa forma, tanto pessoas quanto empresas podem apoiar com doações e recebem benefícios de leis de incentivo.
    Para o lançamento, o serviço conta com seis projetos cadastrados, todos de impacto social. “Cada projeto tem a sua história e terá suas metas, objetivos e resultados claramente comunicados, assim como seu impacto na vida de milhares de jovens e futuros atletas”, informou a Microsoft por meio de nota. A expectativa é a de que novas propostas de apoio a atletas de diferentes modalidades olímpicas sejam incorporadas ao longo dos próximos dias, disse a companhia.
    O portal também visa disseminar o conhecimento da lei de incentivo ao esporte, que oferece abatimento fiscal no imposto de renda. Para pessoas físicas, o desconto devido será de 6%, e de 1% para pessoas jurídicas. O cálculo do benefício pode ser simulado pela calculadora fiscal disponível no portal.
    A plataforma de financiamento coletivo também terá o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na curadoria dos projetos participantes.