• Personalizado Finep

    Financiadora de projetos apoia o desenvolvimento da primeira handbike de competição brasileira

    A Vemex, empresa brasileira que desenvolve inovadoras cadeiras de rodas para levar conforto e liberdade às pessoas com deficiência, recebeu recentemente  investimentos da Finep no valor de R$ 1,05 milhão.

    A empresa, que está desenvolvendo a primeira handbike de competição brasileira, é a mesma que patrocina a paratleta Jady Malavazzi. A paratleta representará o Brasil no Parapan-Americano de Toronto deste ano.

    A previsão de lançamento da handbike é para abril próximo. A bicicleta, que tem três rodas, foi feita para ser pedalada com as mãos e é adaptada aos deficientes físicos.

    O diretor da Vemex, Breno Horta, acredita na possibilidade de o Brasil disputar pela primeira vez os Jogos Paralímpicos Rio 2016 na modalidade handcycle e, quem sabe, conquistar uma medalha para o País.

    Jady, a atleta que pode nos trazer esse título, tem um currículo de vitórias: já foi quatro vezes campeã brasileira, conquistou a medalha de prata no Parapan de Guadalajara em 2011 e foi eleita a 10ª melhor paraciclista do mundo em 2013.

    A Vemex também patrocina Josimar Sena. Os dois atletas participam dos testes com o protótipo da handbike. A tecnologia de ponta deve auxiliar Jady a enfrentar os desafios que estão por vir. Vitórias na Copa Brasil e no Parapan-Americano são etapas fundamentais para conseguir uma vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016.

    Fabricada com ligas leves, a handbike conta ainda com câmbio eletrônico e rodas de carbono da Shimano. Além de ser uma inovação para o País, o modelo lança uma tecnologia inédita: o sistema eletrônico embarcado irá fornecer em tempo real os parâmetros fisiológicos do paratleta e dinâmicos da handbike.

    Desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), o sistema possui GPS e monitora batimentos cardíacos, velocidade média e potência. “Apesar de não ser possível utilizar essas medições em competição, elas podem ser extremamente úteis durante o treinamento do atleta”, explica Evandro Bonocchi, responsável pelo Marketing da Vemex. Evandro, que assumiu a gestão dos atletas e já chegou a participar de competições de handbike se mostra extremamente positivo em relação às próximas competições. Fora dos jogos a tecnologia do Brasil certamente já é vitoriosa.